Dermatoglifia

O que é? Para que serve

A Dermatoglifia é um método científico no qual obtemos informações reais sobre o potencial genético de desenvolvimento de cada pessoa, a partir do estudo das impressões digitais. É um exame simples e não invasivo, a chamada análise dermatoglífica.

Através desse método é possível comprovadamente verificar as potencialidades biomotoras e a descoberta das potencialidades genéticas das qualidades físicas esportivas (força, velocidade, força explosiva (potência), agilidade, resistência e coordenação motora), sendo fator determinante para uma correta prescrição de exercícios adequando-os as potencialidades do avaliado, dentro de um programa de treinamento. É o mais valioso método para descoberta do talento esportivo e orientação para o esporte que mais se adequa as condições genéticas do avaliado.

Para que é indicado?

- Crianças a partir dos 3 anos de idade para verificação da predisposição genética para a coordenação motora, e caso apresente baixo potencial genético, orientação para um trabalho psicomotor afim de quando chegar a fase do letramento(alfabetização), possa acompanhar sua turma sem traumas. (nessa avaliação também serão dadas as suas potencialidades genéticas e orientação esportiva, pois as impressões digitais são imutáveis);

- Crianças e jovens até 15 anos para a verificação da predisposição genética das qualidades físicas (força, velocidade, força explosiva (potência), agilidade, resistência, ritmo e coordenação motora), e dessa forma indicando a sua orientação para o esporte que mais as suas potencialidades genéticas poderão leva-lo ao sucesso (orientação esportiva), ou ainda como deve proceder seus treinamentos para garantir a melhor performance no esporte praticado;


- Jovens e Adultos de qualquer faixa etária que queiram conhecer suas potencialidades genéticas para melhor escolha dos exercícios ou atividades esportivas (que vão ao encontro de suas potencialidades) garantindo a continuidade de suas atividades esportivas ou de seus exercícios para uma melhor qualidade de vida.

Como é feito?

A captação das impressões digitais pode ser realizada através de rolete entintador com impressão em folha de papel para leitura posterior ou por meio de um Leitor Dermatoglífico® (scanner informatizado) tendo em ambos os casos sua análise interpretativa realizada pelo Dr. Mauro M. Macêdo que mostra as características qualitativas e quantitativas do genótipo. Este direcionamento é feito através do estudo de 3 tipos de desenhos (arco, presilha e verticilo) encontrados nas digitais dos 10 dedos das mãos, onde cada desenho tem um significado, além do número de (deltas) e da quantidade de linhas que formam cada desenho.

Dando prosseguimento a avaliação proposta, na avaliação das crianças e jovens além das características genéticas para a identificação das qualidades físicas, é mister a identificação de uma série de elementos importantes para os cálculos relativos a descoberta da idade óssea, maturação sexual, estimativa de pico de crescimento, estimativa de estatura final, IMC, e comparação da massa corporal e estatura encontradas com tabelas normativas por faixa etária.

Na avaliação dos adultos, além da avaliação dermatoglífica (impressões digitais) a análise do IMC (índice de massa corporal) e do RCQ (relação cintura quadril) garantem um laudo voltado para a saúde e qualidade de vida.

O somatório das avaliações propostas darão origem a um laudo das características genéticas e potencialidades esportivas do indivíduo que nortearão os treinamentos que deverão ser realizados para a melhora ou manutenção da qualidade de vida, ou no caso de esportistas, para o aumento da performance esportiva, além da indicação dos esportes em que o avaliado terá maior probabilidade de sucesso de acordo com suas características genéticas caso venha a ser enfatizado um fenótipo adequado a evolução genotípica.

Quer saber mais?

Agende sua avaliação!